
Galeria da Faculdade de Artes Visuais
PUC-Campinas
Exposição Coletiva “Perda e permanência”
“Perda e permanência” é uma exposição coletiva de Alexia Bethiol, Artur Torresan, Jonatas Santana, Lia Molena e Zero Teodoro, contemplada pelo edital da Galeria de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Seu título é uma apropriação da teoria fotográfica construída pelo filósofo francês François Soulages no livro “Estética da fotografia: perda e permanência”, primeiro publicado em 1998. Nele, Soulages apresenta o conceito de fotograficidade e define a fotografia como a articulação do irreversível e do inacabável, em termos processuais-materiais. Os artistas, então, torcem seus escritos e propõem articulações entre o que se perde (irreversível) e o que permanece (inacabável), a partir e além da fotografia.
No contexto da exposição, a perda é a ausência, o luto, o apagamento, o roubo, o silêncio; e a permanência é o que daí resta, no coletivo, nos encontros, nos registros, nos afetos e, principalmente, nas obras expostas.
Exposição Coletiva "POESIAS VIRTUAIS"
Poesias Visuais: Conexões entre saberes
A exposição acompanha a atuação do artista-professor na sala de aula através de propostas experimentais que incentivam a expressão artística e autoral de alunos do Ensino Básico. Firmando-se como espaços de partilha que valorizam a subjetividade dos estudantes e sua expressividade individual.
Abertura: 08/11/2023 às 20h50
Período e horário de visitação: 08/11 à 16/11/2023, 18h às 22:00
Local: Puc-Campinas, Campus I, Galeria da Faculdade de Artes Visuais
Entrada: Gratuita
Exposição "CONTRASTE"
"Contraste" é uma exposição coletiva que traz trabalhos artísticos em diferentes plataformas. As temáticas são variadas, de acordo com suas respectivas referências culturais, elaborando um espaço conjunto com diversas nuances e visões. Daí o nome escolhido, contraste, sendo onde os artistas encontraram sua união. A exposição contará com pinturas à óleo, videoinstalação, moda, figurinos, HQ, esculturas e mais. Será uma exploração por diversas facetas da arte, envolvendo diferentes referências e temáticas.
A exposição faz parte das "Experimentais 2023", ciclo de exposições dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Artes Visuais da PUC- Campinas.
Artistas: Caio Dionisio, Rebekah Trovanini, Will Thomas, Mateus Nunes, Barbara Keiko, José Guilherme e Felipe Terçariol.
Exposição "Gravado na Memória"
"Gravado na memória " é uma exposição coletiva que traz trabalhos artísticos em diferentes meios, dos mais históricos dentro do campo da arte, como esculturas em gesso, ilustrações e montagens audiovisuais. A narrativa poética que entrelaça todas as obras da exposição faz refletir sobre a existência humana em diversos aspectos como o tempo, a vida, memórias e afetos. A exposição “Gravado na memória” conta com ideias
e projetos diversificados que revelam a identidade dos artistas participantes, trazendo um pouco de suas vivências e interesses pessoais. Os artistas expositores dentro de sua particularidade exploram as mais diversas materialidades e meios, mas mantendo sempre suas respectivas identidades na construção das propostas artísticas e/ou culturais. Os trabalhos são diferentes na questão estética, mas conversam muito quando se trata da questão eixo central da curadoria que é a memória e o tempo.
Exposição "Entre Molduras"
EXPOSICAO EXPERIMENTAL "ENTRE MOLDURAS"
Artistas: Priscila C. de Góis, Julia Vilalva ,Giovanni A.,Bruna G. e Lucas Pinheiro
"Entre molduras" é uma exposição coletiva que traz trabalhos artísticos em diferentes meios, dos mais históricos dentro do campo da arte, como o desenho sobre papel, até o uso de meios digitais de produção da imagem, onde a narrativa aparece como eixo comum nas propostas apresentadas.
Na exposição podem ser vistos desenhos de conceito de cenografia, de cenário para jogos e de cartas, assim como ilustrações e desenhos sobre papel.
Exposição "ver [entre] palavras" Yuli Marty
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais apresenta a exposição individual da artista Yuly Marty “ver [entre] palavras” de 23/08 a 15/09/2023. A poética da artista desperta uma interessante reflexão sobre o ato de ver e ler nas artes visuais.
“Pensar o observador-leitor diante da materialidade da obra é um tema que me interessa para evocar novas interpretações do ato de ver/ler. Bem como problematizar a interpretação do que lemos, relacionado à incapacidade de refletir sobre questões cotidianas, voluntária e/ou involuntariamente em decorrência, muitas vezes, de uma cegueira arbitrária. O condicionamento da leitura e do olhar para esta realidade reside nas várias relações de sentido que se estabelecem entre a palavra escrita quando esta sai da narrativa em que estava imersa para ocupar lugares outros, como é o caso do conjunto de trabalhos que apresento na exposição intitulada, ver [entre] palavras.” Yulu Marty.
Exposição da Disciplina de Fotografia "Fotolivro" Orientação de Paula Almozara

Exposição Redbull Doodle Art- de 20/03 a 24/03/2020
Contando com dois finalistas da PUC Campinas, a competição Redbull Doodle Art traz a oportunidade para os estudantes universitários do mundo todo apresentarem seus rabiscos e serem julgados por seu estilo e criatividade. Os finalistas da nossa instituição foram Igor Eugenio e Lyvia B. O desenhista convidado para participar da final mundial foi Phellipe A., que competirá com 40 outros finalistas de outros países para a grande final.
EXPERIMENTAIS 2022
O ciclo de exposições “Experimentais 2022” acontecerá no espaço da Galeria da Faculdade de Artes Visuais, Centro de Linguagem e Comunicação, de 5 de outubro a 13 de dezembro de 2022.
“Experimentais 2022” conta com 4 exposições coletivas dos alunos concluintes do curso de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, apresentando uma seleção de produções artísticas e/ou culturais, encerrando o ciclo de apresentações dos trabalhos de conclusão de curso do Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, parte integrante dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
O público poderá visitar as exposições a partir de 05 de outubro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 18h às 21:05h.
A entrada é gratuita.
Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07- piso inferior
Aberturas das exposições:
Vieses: 05/10 às 20:50
Diversidade da identidade:19/10/2022 às 20h50
Recontos visuais: narrativas e encontros: 09/11/2022 às 20h50
Transgredindo através da expressão: o papel do artista-professor: 29/11/2022 às 20h50